O BlogBESSS...

Bem-Vindos!


Blog ou Blogue, na grafia portuguesa, é uma abreviatura de Weblog. Estes sítios permitem a publicação e a constante atualização de artigos ou "posts", que são, em geral, organizados através de etiquetas (temas) e de forma cronológica inversa.


A possibilidade de os leitores e autores deixarem comentários, de forma sequencial e interativa, corresponde à natureza essencial dos blogues
e por isso, o elemento central do presente projeto da Biblioteca Escolar (BE).


O BlogBESSS é um espaço virtual de informação e de partilha de leituras e ideias. Aberto à comunidade educativa da ESSS e a todos os que pretendam contribuir para a concretização dos objetivos da BE:

1. Promover a leitura e as literacias;

2. Apoiar o desenvolvimento curricular;

3. Valorizar a BE como elemento integrante do Projeto Educativo;

4. Abrir a BE à comunidade local.


De acordo com a sua natureza e integrando os referidos objetivos, o BlogBESSS corresponde a uma proposta de aprendizagem colaborativa e de construção coletiva do Conhecimento, incentivando ao mesmo tempo a utilização/fruição dos recursos existentes na BE.


Colabore nos Projetos "Autor do Mês..." (Para saber como colaborar deverá ler a mensagem de 20 de fevereiro de 2009) e "Leituras Soltas..."
(Leia a mensagem de 10 de abril de 2009).


Não se esqueça, ainda, de ler as regras de utilização do
BlogBESSS e as indicações de "Como Comentar.." nas mensagens de 10 de fevereiro de 2009.


A Biblioteca Escolar da ESSS


PS - Uma leitura interessante sobre a convergência entre as Bibliotecas e os Blogues é o texto de Moreno Albuquerque de Barros - Blogs e Bibliotecários.

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Texto Argumentativo...



Jovens, os agentes da mudança
            A nossa sociedade está constantemente em mudança, sendo os jovens uns dos principais responsáveis por isso devido à sua energia, às suas ideias inovadoras e ao constante questionar o homem e o mundo, o que é normal nesta faixa etária. Assim, a juventude pode produzir importantes alterações no funcionamento da sociedade.
            Os jovens são caracterizados por questionarem o que não lhes parece bem, de forma autoritária e não pensando muito nos riscos que correm. Desta forma, muitas vezes não concordam com alguns princípios da sociedade e não têm medo de os contestarem promovendo a mudança desses princípios.
            Como exemplo disto temos o movimento hippie, que foi um movimento de contracultura dos anos sessenta e que teve grande adesão nos Estados Unidos, mas que influenciou globalmente muitos países do mundo. Os hippies eram, na sua maioria, jovens e estavam contra a violência, contra as guerras e contra o capitalismo. Assim, organizaram grandes protestos contra a Guerra do Vietname, que decorria na altura, vestiam-se de forma diferente e tinham um estilo de vida alternativo. Acabaram por ser bem sucedidos na luta pela paz, pois os Estados Unidos acabaram por retirar as suas tropas do Vietname, tendo o movimento hippie tido bastante influência nesta decisão do governo americano.
            Outra característica pela qual os jovens são conhecidos são as suas ideias inovadoras e a adesão ao que é recente, não tendo medo de abraçar novos projetos e aventurarem-se no desconhecido
            Como exemplo desta inovação que se vê nos jovens, temos Steve Jobs, que desenvolveu o primeiro computador pessoal quando tinha cerca de vinte anos. A partir disto, houve grandes avanços na informática sendo ele o precursor dessa evolução.
            Referindo-me ainda à informática, conseguimos observar hoje em dia os jovens enquanto a porta de entrada das novas tecnologias na nossa sociedade contribuindo para a sua popularidade e para a sua ampla utilização.
            Concluindo, os jovens são responsáveis por um elevado número de mudanças que ocorreram, que ocorrem e que ocorrerão na sociedade. A sua proatividade e o facto de não se submeterem facilmente às regras sem compreenderem o seu sentido contribui para que toda a sociedade reflita acerca do que é contestado por eles. Desta forma, a juventude faz o futuro e leva o desenvolvimento às comunidades onde se inserem.
Autor: André Silva, 11º A
Prof. João Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário