O BlogBESSS...

Bem-Vindos!


Blog ou Blogue, na grafia portuguesa, é uma abreviatura de Weblog. Estes sítios permitem a publicação e a constante atualização de artigos ou "posts", que são, em geral, organizados através de etiquetas (temas) e de forma cronológica inversa.


A possibilidade de os leitores e autores deixarem comentários, de forma sequencial e interativa, corresponde à natureza essencial dos blogues
e por isso, o elemento central do presente projeto da Biblioteca Escolar (BE).


O BlogBESSS é um espaço virtual de informação e de partilha de leituras e ideias. Aberto à comunidade educativa da ESSS e a todos os que pretendam contribuir para a concretização dos objetivos da BE:

1. Promover a leitura e as literacias;

2. Apoiar o desenvolvimento curricular;

3. Valorizar a BE como elemento integrante do Projeto Educativo;

4. Abrir a BE à comunidade local.


De acordo com a sua natureza e integrando os referidos objetivos, o BlogBESSS corresponde a uma proposta de aprendizagem colaborativa e de construção coletiva do Conhecimento, incentivando ao mesmo tempo a utilização/fruição dos recursos existentes na BE.


Colabore nos Projetos "Autor do Mês..." (Para saber como colaborar deverá ler a mensagem de 20 de fevereiro de 2009) e "Leituras Soltas..."
(Leia a mensagem de 10 de abril de 2009).


Não se esqueça, ainda, de ler as regras de utilização do
BlogBESSS e as indicações de "Como Comentar.." nas mensagens de 10 de fevereiro de 2009.


A Biblioteca Escolar da ESSS


PS - Uma leitura interessante sobre a convergência entre as Bibliotecas e os Blogues é o texto de Moreno Albuquerque de Barros - Blogs e Bibliotecários.

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Texto Argumentativo...



A sociedade, ao longo da história, evoluiu gradualmente graças aos conhecimentos e às aptidões adquiridas pelo Homem ao longo do tempo. As últimas décadas foram cruciais para definir as características da sociedade atual, tendo os jovens tido grande intervenção neste assunto. Grande parte desta evolução deve-se à capacidade dos jovens em expor as suas ideias e questionar os princípios da sociedade, daí a sua influência sobre ela.
A política é um tema em que tem havido grande intervenção por parte dos jovens, quer com o objetivo de defenderem os seus direitos, quer com a intenção de alertarem a comunidade para políticas injustas e incorretas.
Um exemplo disso foi o protesto na Praça da Paz Celestial em 1989, na Pequim, onde milhares de jovens se manifestaram contra a corrupção e repreensão política, defendendo a igualdade social e a liberdade de expressão. Este protesto acabou por ficar conhecido pelos dez mil jovens que perderam a sua vida em resultado de intervenções militares, o que denegriu a imagem da China perante os países ocidentais.
A educação é outro assunto em que os jovens se têm manifestado, exigindo melhores condições de aprendizagem e, por vezes, até o direito à mesma, o que veio a configurar-se uma conquista adquirida.
Malala Yousafzai é um exemplo de uma jovem que, desde muito jovem, ficou conhecida pelo seu ativismo a favor da educação feminina no distrito de Swat, no Paquistão, onde os membros do Estado Islâmico impediam as jovens de frequentar a escola. Malala tornou-se rapidamente conhecida como a jovem que lutou pelo direito à educação, demonstrando a sua capacidade argumentativa e interventiva, que permitiram alertar o mundo para as dificuldades sentidas no Médio Oriente.
Em conclusão, a intervenção dos jovens na sociedade é gratificante na medida em que permite não só reformular valores e normas mas também mentalidades, levando a alterações vantajosas para a vida em sociedade.

Autor: Hugo Dezerto, nº 10,  11º B
Prof. João Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário