O BlogBESSS...

Bem-Vindos!


Blog ou Blogue, na grafia portuguesa, é uma abreviatura de Weblog. Estes sítios permitem a publicação e a constante atualização de artigos ou "posts", que são, em geral, organizados através de etiquetas (temas) e de forma cronológica inversa.


A possibilidade de os leitores e autores deixarem comentários, de forma sequencial e interativa, corresponde à natureza essencial dos blogues
e por isso, o elemento central do presente projeto da Biblioteca Escolar (BE).


O BlogBESSS é um espaço virtual de informação e de partilha de leituras e ideias. Aberto à comunidade educativa da ESSS e a todos os que pretendam contribuir para a concretização dos objetivos da BE:

1. Promover a leitura e as literacias;

2. Apoiar o desenvolvimento curricular;

3. Valorizar a BE como elemento integrante do Projeto Educativo;

4. Abrir a BE à comunidade local.


De acordo com a sua natureza e integrando os referidos objetivos, o BlogBESSS corresponde a uma proposta de aprendizagem colaborativa e de construção coletiva do Conhecimento, incentivando ao mesmo tempo a utilização/fruição dos recursos existentes na BE.


Colabore nos Projetos "Autor do Mês..." (Para saber como colaborar deverá ler a mensagem de 20 de fevereiro de 2009) e "Leituras Soltas..."
(Leia a mensagem de 10 de abril de 2009).


Não se esqueça, ainda, de ler as regras de utilização do
BlogBESSS e as indicações de "Como Comentar.." nas mensagens de 10 de fevereiro de 2009.


A Biblioteca Escolar da ESSS

PS - Uma leitura interessante sobre a convergência entre as Bibliotecas e os Blogues é o texto de Moreno Albuquerque de Barros - Blogs e Bibliotecários.


domingo, 11 de junho de 2017

Romance Amoroso nas Cantigas de Amigo


Da poesia trovadoresca fazem parte as cantigas de amigo, que tratam o tema do amor não correspondido e são cantadas por uma donzela, vulnerável, de origem popular, que se encontra em sofrimento devido aos incidentes da sua relação amorosa com o seu amigo, lamentando assim a sua ausência ou indiferença. Neste tipo de cantiga o sujeito poético é, tal como referido, uma donzela. Porém, o poeta, por trás, é um trovador, que finge ser a mulher a expor as suas próprias penas.
Dependendo das cantigas em questão, é possível constatar a presença («Digades, filha, mha filha velida», de Pero Meogo) ou a ausência do objeto da cantiga, o amigo («Sedia-m’eu na ermida de Sam Simiom», de Meendinho).
Nas cantigas em que o amigo está de facto presente dá-se, por vezes, um encontro entre este e a donzela. No caso da cantiga «Digades, filha, mha filha velida», de Pero Meogo, a donzela tenta esconder este encontro da mãe. Noutros casos, como na cantiga «Bailemos nós já todas três, ai amigas», de Airas Nunes, a donzela aproveita a situação do calendário religioso em que se encontra para seduzir o seu amigo.
Quando se verifica a ausência do amigo, esta pode dever-se à sua ida para a guerra, ficando a donzela angustiada e infeliz tal como nos é dado a entender nas cantigas «Sedia-m’eu na ermida de Sam Simiom», de Meendinho, e «Ai flores, ai flores do verde pino», de D. Dinis. Nestas duas cantigas a donzela encontra-se em sofrimento devido à falta de notícias pela parte do amigo, que pode estar em perigo de vida. Na segunda a tristeza é ainda aumentada pelo facto de o amigo ter quebrado a promessa de se encontrar com ela.
Por fim, a cantiga «Levad’, amigo, que dormides as manhanas frias», de Nuno Fernandes Torneol, ilustra a evolução do comportamento da donzela no que toca à sua relação amorosa e sexual com o amigo. Numa primeira parte, a cantiga celebra o amor e, na segunda, a donzela acusa o amigo de ser o responsável pela falência da relação amorosa.
Concluindo, nas cantigas de amigo, identificam-se múltiplas facetas do romance amoroso entre os dois protagonistas que dão origem ao tormento de amor. Este tormento está associado à vulnerabilidade da donzela, à ausência e ao risco em que se encontra o amigo, à quebra de uma promessa e à falência do amor na relação dos dois.

Autor: Ana Morgado , 10ºA
Prof. João Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário