O BlogBESSS...

Bem-Vindos!


Blog ou Blogue, na grafia portuguesa, é uma abreviatura de Weblog. Estes sítios permitem a publicação e a constante atualização de artigos ou "posts", que são, em geral, organizados através de etiquetas (temas) e de forma cronológica inversa.


A possibilidade de os leitores e autores deixarem comentários, de forma sequencial e interativa, corresponde à natureza essencial dos blogues
e por isso, o elemento central do presente projeto da Biblioteca Escolar (BE).


O BlogBESSS é um espaço virtual de informação e de partilha de leituras e ideias. Aberto à comunidade educativa da ESSS e a todos os que pretendam contribuir para a concretização dos objetivos da BE:

1. Promover a leitura e as literacias;

2. Apoiar o desenvolvimento curricular;

3. Valorizar a BE como elemento integrante do Projeto Educativo;

4. Abrir a BE à comunidade local.


De acordo com a sua natureza e integrando os referidos objetivos, o BlogBESSS corresponde a uma proposta de aprendizagem colaborativa e de construção coletiva do Conhecimento, incentivando ao mesmo tempo a utilização/fruição dos recursos existentes na BE.


Colabore nos Projetos "Autor do Mês..." (Para saber como colaborar deverá ler a mensagem de 20 de fevereiro de 2009) e "Leituras Soltas..."
(Leia a mensagem de 10 de abril de 2009).


Não se esqueça, ainda, de ler as regras de utilização do
BlogBESSS e as indicações de "Como Comentar.." nas mensagens de 10 de fevereiro de 2009.


A Biblioteca Escolar da ESSS

PS - Uma leitura interessante sobre a convergência entre as Bibliotecas e os Blogues é o texto de Moreno Albuquerque de Barros - Blogs e Bibliotecários.


segunda-feira, 20 de junho de 2016

Aulo Gélio

     
    Aulo Gélio, em latim Aulus Gellius foi um jurista, escritor, gramático e crítico literário, nascido em Roma em 125 AD ou 130 AD, diferindo nas fontes tanto a sua data de nascimento, bem como a data da sua morte em 175 AD ou 180 AD. 

      Aulo Gélio estudou gramática e retórica em Roma, onde teve vários professores. Destaca-se entre eles Cornélio Frontão por o ter encantado “com a pureza da linguagem e a boa doutrina”.
Estimulado pelas tendências do seu tempo para o saber enciclopédico, ou seja, tudo saber e tudo conhecer, mudou-se para a Grécia, local onde os romanos cultos ambicionavam aperfeiçoar a sua formação. Em Atenas, estudou Filosofia e tornou-se discípulo de Herodes Ático, príncipe da cultura, muito admirado inclusive pelo imperador Marco Aurélio.

      Noctes Atticae, em português, Noites Áticas, é a sua única obra conhecida e é constituída por 20 volumes. Reúne o fruto de leituras, estudos e conversas tidas ao longo das noites de inverno, passadas numa aldeia de Ática. Nesta obra aborda os mais variados temas desde geometria, historia, filosofia, gramática, leis, medicina, aritmética, linguística e qualquer curiosidade que lhe despertasse atenção no seu dia a dia.

Bibliografia

      ü  Enciclopedia luso-brasileira de cultura, verbo, edição século XXI, volume 3 pág 100
ü  The encyclopaedia Britannica: “A DICIONARY OF ARTS,SCIENCES,LITERATURA AND GENERAL INFORMATION”, edição século XX
ü  Anais do XV congresso nacional de linguísta e filologia, vol. XV nº5,T1, Rio de Janeiro 2011
ü  http://penelope.nchicago.edu/Thayser/E/Romeu/Texts/Gellius - Acedido a 10 de Outubro de 2015

Trabalho realizado por: Carolina Maciel, n.º5, 10ºJ
 Disciplina: Latim, 2015/16
 Professora: Raquel Teixeira 

Sem comentários:

Enviar um comentário