O BlogBESSS...

Bem-Vindos!


Blog ou Blogue, na grafia portuguesa, é uma abreviatura de Weblog. Estes sítios permitem a publicação e a constante atualização de artigos ou "posts", que são, em geral, organizados através de etiquetas (temas) e de forma cronológica inversa.


A possibilidade de os leitores e autores deixarem comentários, de forma sequencial e interativa, corresponde à natureza essencial dos blogues
e por isso, o elemento central do presente projeto da Biblioteca Escolar (BE).


O BlogBESSS é um espaço virtual de informação e de partilha de leituras e ideias. Aberto à comunidade educativa da ESSS e a todos os que pretendam contribuir para a concretização dos objetivos da BE:

1. Promover a leitura e as literacias;

2. Apoiar o desenvolvimento curricular;

3. Valorizar a BE como elemento integrante do Projeto Educativo;

4. Abrir a BE à comunidade local.


De acordo com a sua natureza e integrando os referidos objetivos, o BlogBESSS corresponde a uma proposta de aprendizagem colaborativa e de construção coletiva do Conhecimento, incentivando ao mesmo tempo a utilização/fruição dos recursos existentes na BE.


Colabore nos Projetos "Autor do Mês..." (Para saber como colaborar deverá ler a mensagem de 20 de fevereiro de 2009) e "Leituras Soltas..."
(Leia a mensagem de 10 de abril de 2009).


Não se esqueça, ainda, de ler as regras de utilização do
BlogBESSS e as indicações de "Como Comentar.." nas mensagens de 10 de fevereiro de 2009.


A Biblioteca Escolar da ESSS

PS - Uma leitura interessante sobre a convergência entre as Bibliotecas e os Blogues é o texto de Moreno Albuquerque de Barros - Blogs e Bibliotecários.


terça-feira, 24 de novembro de 2015

Sociedade de Hoje: Ser ou Parecer?

A sociedade de hoje faz com que os seus membros se sintam excluídos se utilizarem bens considerados ultrapassados e se não seguirem o exemplo de certas personagens. Trata-se da prevalência do parecer sobre o ser a invadir a nossa vida privada sem nos apercebermos disso.

Todos os dias somos inundados por imagens e notícias das mais recentes aquisições de uma pequena percentagem da população. Com um misto de inveja e de admiração, muitos tentam imitá-los na sua atitude consumista e superficial.

Um exemplo disto é a família Kardashian. Tornaram-se famosos devido a um reality show e, desde aí, muitos seguem as suas vidas numa atitude de quase veneração. A sua notoriedade tem origem nos bens que possuem, em como se apresentam e na forma como agem. Objetivamente, não podemos dizer que a sociedade obtenha algum valor com a sua existência mas, ainda assim, devido a aspetos puramente superficiais, ganharam fama.

Atualmente, todos se sentem pressionados a passar uma impressão de riqueza e superioridade. Tal agrava-se quando se está sob o escrutínio da opinião pública, não podendo dar um passo em falso sem espoletar uma reação em cadeia.

Muitos atletas pelo mundo fora, por exemplo, futebolistas na Europa e jogadores de basquetebol nos Estados Unidos, criam uma imagem mítica à sua volta como parte de uma estratégia de marketing cuidadosamente elaborada. Esta assenta não só numa atitude de consumo irresponsável mas também sua forma física e nas suas relações privadas. Fazem parecer que o seu mundo é perfeito e que qualquer um que siga os seus passos terá o mesmo destino, instigando muitos jovens a desistir de tudo para ser como eles. 

Dir-se-ia que nunca antes nos preocupámos tanto em deixar transparecer a imagem certa, em possuir os bens desejados pela maioria e em agir segundo certos padrões que nem sempre nos fazem felizes. Como sociedade, devemos fazer um esforço para fazer parar esta tendência porque as aparências podem facilmente induzir em erro e levar-nos a deixar passar oportunidades únicas na vida.

Madalena Marques da Silva, nº 17 – 12ºF
Professor João Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário