O BlogBESSS...

Bem-Vindos!


Blog ou Blogue, na grafia portuguesa, é uma abreviatura de Weblog. Estes sítios permitem a publicação e a constante atualização de artigos ou "posts", que são, em geral, organizados através de etiquetas (temas) e de forma cronológica inversa.


A possibilidade de os leitores e autores deixarem comentários, de forma sequencial e interativa, corresponde à natureza essencial dos blogues
e por isso, o elemento central do presente projeto da Biblioteca Escolar (BE).


O BlogBESSS é um espaço virtual de informação e de partilha de leituras e ideias. Aberto à comunidade educativa da ESSS e a todos os que pretendam contribuir para a concretização dos objetivos da BE:

1. Promover a leitura e as literacias;

2. Apoiar o desenvolvimento curricular;

3. Valorizar a BE como elemento integrante do Projeto Educativo;

4. Abrir a BE à comunidade local.


De acordo com a sua natureza e integrando os referidos objetivos, o BlogBESSS corresponde a uma proposta de aprendizagem colaborativa e de construção coletiva do Conhecimento, incentivando ao mesmo tempo a utilização/fruição dos recursos existentes na BE.


Colabore nos Projetos "Autor do Mês..." (Para saber como colaborar deverá ler a mensagem de 20 de fevereiro de 2009) e "Leituras Soltas..."
(Leia a mensagem de 10 de abril de 2009).


Não se esqueça, ainda, de ler as regras de utilização do
BlogBESSS e as indicações de "Como Comentar.." nas mensagens de 10 de fevereiro de 2009.


A Biblioteca Escolar da ESSS

PS - Uma leitura interessante sobre a convergência entre as Bibliotecas e os Blogues é o texto de Moreno Albuquerque de Barros - Blogs e Bibliotecários.


terça-feira, 15 de março de 2011

O herói da Mensagem versus o herói d’Os Lusíadas

Trabalho realizado por Janete Serra, nº 7,  12º B, 2010/11 
Prof. João Morais


Entre a célebre obra de Camões, Os Lusíadas, e a grande obra de Pessoa, Mensagem, existem semelhanças e diferenças. A forma como o herói é apresentado e retratado é uma dessas diferenças.
N’Os Lusíadas o herói inscreve-se num tempo, aquele em que decorre a viagem para chegar à Índia. Pelo contrário, na Mensagem o herói não se inscreve num tempo e num espaço. Enquanto na obra de Camões se fala de algo que aconteceu, na obra de Pessoa os heróis vão-se desmaterializando e são como símbolos que configuram intemporalidade. Na Mensagem as figuras heróicas são emblemáticas de um conjunto de valores que permanecem na memória colectiva do Povo português. Vejamos o texto “Ulisses”, que pertence à primeira parte da obra, “Brasão”:
“Este [Ulisses], que aqui aportou, / Foi por não ser existindo. / Sem existir nos bastou.”
Ou seja, Ulisses é um herói mítico que, apesar de não ter existido, tem uma representação espiritual e simboliza o herói da Antiguidade e, assim, ficou na nossa (leitores e poeta) memória colectiva. Esta memória confere coerência à partilha de valores colectiva.
N’Os Lusíadas o herói inscreve-se, pelo contrário, numa mensagem realizada a partir dos seus grandes feitos e recompensas, que são exaltados pelo poeta de maneira a incentivar o Rei D. Sebastião a manter a imagem heróica que foi lhe é transmitida no Poema, relativamente aos portugueses. Camões vive no tempo do Rei e, assim, ainda tem esperança de que os portugueses se reergam. O poeta retrata o Rei com uma existência física e realça o facto de ele ser superior e honrado por expandir a cristandade:
“E vós (Rei), […] E não menos certíssima esperança / De aumento da pequena Cristandade”.
 (in “Dedicatória”)

Na Mensagem, Pessoa retrata D. Sebastião como um “louco”, mas positivamente. No texto “D. Sebastião rei de Portugal”, o rei fala como se estivesse vivo porque ele, apesar de ter morrido fisicamente, continua presente na memória dos portugueses, pois a sua bravura não será esquecida. O rei é louco porque ambiciona e quer aventura e, por isso, morre:
“Louco, sim, louco, porque quis grandeza.
O poeta especifica que existem duas perspectivas de D. Sebastião, uma passada, D. Sebastião que existiu em carne e osso, e uma do seu tempo, o mito:
“Ficou meu ser que houve, não o que há.”
Assim, D. Sebastião, representado espiritualmente, anuncia possíveis aventuras futuras, novas conquistas, novas terras.
Camões tem uma visão mais antiga do herói: para ele o herói tem de mostrar virilidade e ir em busca de aventura, enquanto a mulher fica em casa. Deste modo, esta visão clássica, Grega, do herói resulta na superação de todos os obstáculos que aparecem no caminho dos portugueses – o Gigante Adamastor, as ciladas de Baco – enquanto na Mensagem apenas na segunda parte, “Mar Português”, podemos considerar a busca de obstáculos e sua superação.
 Em “O Infante” o poeta anseia pela elevação de Portugal:
“Senhor, falta cumprir-se Portugal!”
Enquanto Camões incentiva e espera que Portugal regresse à sua grandeza, Pessoa é mais sombrio e apenas sonha que os portugueses fiquem descontentes com a decadência em que se encontram e não se conformem, o que é realçado na terceira parte da obra, “O Encoberto”:
“Triste de quem vive em casa / Contente com o seu lar.
 (in “O Quinto Império”)

Deste modo, “O Quinto Império” simboliza esse sonho apesar de o Império já se ter cumprido e agora restar apenas um Império futuro que poderá ou não revelar-se.
O “Nevoeiro” simboliza a confusão em que o país se encontra e também a mente que o Povo tem, pois pensa que fomos grandes mas já não o seremos. Assim, este texto representa um fumo, uma sombra que é a cabeça dos portugueses:
“Ó Portugal, hoje és nevoeiro…”
Mas o poeta faz uma chamada de atenção para que esta situação mude e para que o Povo se reafirme:
“É a Hora!”
N’Os Lusíadas não há esta sombra, mas sim a força para que os portugueses superem todas as dificuldades e sejam vencedores, sendo superiores até atingir o nível dos Deuses, tanto que na Ilha dos Amores até as ninfas se apaixonam por eles de tão importantes –também no Amor… – que eles são. Assim, os Portugueses são recompensados por terem lutado por um objectivo e pelo Amor.
Resumindo, na Mensagem todos os heróis formam uma força que o poeta deseja que se reerga no futuro reabilitador da decadência em que Portugal caiu, mas esta expectativa resulta na utopia que nunca será atingida e, por isso, Pessoa apresenta o herói de uma forma sombria e contemplativa. Por oposição a esta negatividade, Camões retrata os Portugueses como heróis activos e grandiosos que se irão destacar outra vez e acredita que vencerão o desconhecido e serão donos do seu próprio destino.

1 comentário: