O BlogBESSS...

Bem-Vindos!


Blog ou Blogue, na grafia portuguesa, é uma abreviatura de Weblog. Estes sítios permitem a publicação e a constante atualização de artigos ou "posts", que são, em geral, organizados através de etiquetas (temas) e de forma cronológica inversa.


A possibilidade de os leitores e autores deixarem comentários, de forma sequencial e interativa, corresponde à natureza essencial dos blogues
e por isso, o elemento central do presente projeto da Biblioteca Escolar (BE).


O BlogBESSS é um espaço virtual de informação e de partilha de leituras e ideias. Aberto à comunidade educativa da ESSS e a todos os que pretendam contribuir para a concretização dos objetivos da BE:

1. Promover a leitura e as literacias;

2. Apoiar o desenvolvimento curricular;

3. Valorizar a BE como elemento integrante do Projeto Educativo;

4. Abrir a BE à comunidade local.


De acordo com a sua natureza e integrando os referidos objetivos, o BlogBESSS corresponde a uma proposta de aprendizagem colaborativa e de construção coletiva do Conhecimento, incentivando ao mesmo tempo a utilização/fruição dos recursos existentes na BE.


Colabore nos Projetos "Autor do Mês..." (Para saber como colaborar deverá ler a mensagem de 20 de fevereiro de 2009) e "Leituras Soltas..."
(Leia a mensagem de 10 de abril de 2009).


Não se esqueça, ainda, de ler as regras de utilização do
BlogBESSS e as indicações de "Como Comentar.." nas mensagens de 10 de fevereiro de 2009.


A Biblioteca Escolar da ESSS

PS - Uma leitura interessante sobre a convergência entre as Bibliotecas e os Blogues é o texto de Moreno Albuquerque de Barros - Blogs e Bibliotecários.


terça-feira, 20 de outubro de 2009

A Biografia de Pepetela (1941- ). Uma breve apresentação...


Artur Carlos Maurício Pe
stana dos Santos (Pepetela, que significa pestana em Umbundo, língua bantu do sul de Angola) nasceu em Benguela, Angola, em 1941. Parte em 1958 para Lisboa, onde ingressa no Instituto Superior Técnico (Engenharia) que frequenta até 1960.
No ano seguinte transfere-se para o curso de Letras. Neste mesmo ano acontece, em Luanda, a revolta que origina a Guerra Colonial. Torna-se em 1963 militante do MPLA - Movimento Popular para a Libertação de Angola. Entre 1960 e 1970 frequenta a Casa dos Estudantes do Império, em Lisboa, berço dos ideais de independência. Exila-se para a França e a Argélia, tendo se licenciado em Sociologia, em Argel. Aquando da independência de Angola em 1975 é nomeado Vice-Ministro da Educação no governo de Agostinho Neto.
É desde 1984 professor na Universidade Agostinho Neto, em Luanda, e tem sido dirigente de associações culturais, com destaque para a União dos Escritores Angolanos e a Associação Cultural e Recreativa Chá de Caxinde.
A atribuição do Prémio Camões pelo conjunto da sua obra em 1997 é o reconhecimento do seu lugar de destaque na literatura lusófona.

Em 2002 recebe a Ordem do Rio Branco, Brasil.

Actualmente é professor de Sociologia da Faculdade de Arquitetura de Luanda, onde vive.


Nota - os dados e textos apresentados nesta homenagem foram recolhidos, para além das obras do autor, nos seguintes sítios da WWW:


Sem comentários:

Enviar um comentário