O BlogBESSS...

Bem-Vindos!


Blog ou Blogue, na grafia portuguesa, é uma abreviatura de Weblog. Estes sítios permitem a publicação e a constante atualização de artigos ou "posts", que são, em geral, organizados através de etiquetas (temas) e de forma cronológica inversa.


A possibilidade de os leitores e autores deixarem comentários, de forma sequencial e interativa, corresponde à natureza essencial dos blogues
e por isso, o elemento central do presente projeto da Biblioteca Escolar (BE).


O BlogBESSS é um espaço virtual de informação e de partilha de leituras e ideias. Aberto à comunidade educativa da ESSS e a todos os que pretendam contribuir para a concretização dos objetivos da BE:

1. Promover a leitura e as literacias;

2. Apoiar o desenvolvimento curricular;

3. Valorizar a BE como elemento integrante do Projeto Educativo;

4. Abrir a BE à comunidade local.


De acordo com a sua natureza e integrando os referidos objetivos, o BlogBESSS corresponde a uma proposta de aprendizagem colaborativa e de construção coletiva do Conhecimento, incentivando ao mesmo tempo a utilização/fruição dos recursos existentes na BE.


Colabore nos Projetos "Autor do Mês..." (Para saber como colaborar deverá ler a mensagem de 20 de fevereiro de 2009) e "Leituras Soltas..."
(Leia a mensagem de 10 de abril de 2009).


Não se esqueça, ainda, de ler as regras de utilização do
BlogBESSS e as indicações de "Como Comentar.." nas mensagens de 10 de fevereiro de 2009.


A Biblioteca Escolar da ESSS

PS - Uma leitura interessante sobre a convergência entre as Bibliotecas e os Blogues é o texto de Moreno Albuquerque de Barros - Blogs e Bibliotecários.


terça-feira, 20 de outubro de 2009

A Obra Literária de Pepetela...



Grande parte da sua produção foi publicada após a independência, como de resto se passa com uma boa parte dos ficcionistas angolanos.
A tematização da história imediata, social ou política, e antiga constitui a trama de quase todos os seus romances como Mayombe, Yaka, Lueji,o Nascimento dum Império, A Geração da Utopia, Lueji, A Gloriosa Família.
É no cruzamento que a onomástica e as personagens estabelecem com a História onde vamos encontrar motivos de grandes interrogações sobre o labor ficcional de Pepetela.
Em Yaka, um romance em que se conta a saga dos Semedo, uma família descendente de um antigo colono, este autor submete personagens da História de Angola como Mutu-ya-Kevela a um tratamento semântico que suscita alguma perplexidade para o leitor angolano avisado, numa trama que se traduz em inadequada superação das metáforas coloniais. Mutu-ya-Kevela, que é um herói da resistência ao colonialismo, não pode ser reduzido a “um monstro de dentes compridos” funcionando como um horror às crianças, tal como acontece neste romance.
A perplexidade atinge o apogeu, quando a incorporação de personagens-referenciais no romance deixam de satisfazer aquele fim, através do qual se deve reabilitar os heróis passado, da grande narrativa angolana que é a História de Angola. Em tudo isto reside uma inquietação com aquelas coisas que tocam as identidades colectivas e a legitimação do lugar que se ocupa na sociedade. Numa das suas entrevistas publicadas em livro, Pepetela revela as suas grandes preocupações com a formação da nação. E atribuía tal propensão e a recorrência do tema na sua obra ao facto de ter estudado Sociologia.

Com efeito, digno de destaque para aquilo que deve ser o cânone literário são Mayombe, A Geração da Utopia e Parábola do Cágado Velho. Aqui Pepetela revela-se um importante arquitecto para o imaginário angolano.

A Bibliografia:
· Crónicas
- Luandando (escritas em 1990)
· Peças de teatro
- A Corda (escrita em 1976)
- A Revolta da Casa dos Ídolos (escrita em 1978)
· Romances
- Muana Puó (escrito em 1969)
- Mayombe (escrito entre 1970 e 1971)
- As Aventuras de Ngunga (escrito em 1973)
- Muana Puó (escrito em 1978)
- Cão e os Calus (escrito entre 1978 e 1982)
- Yaka (escrito em 1983)
- Lueji, O Nascimento de um Império (escrito entre 1985 e 1988)
- Geração da Utopia (escrito a partir de 1972)
- A Gloriosa Família, o Tempo dos Flamingos (publicado em 1997)
- Desejo de Kianda (escrito em 1994)
- Parábola do Cágado Velho (escrito a partir de 1990)
- A Montanha da Água Lilás, Fábula para Todas as Idades (publicado em 2000)
- Jaime Bunda, o Agente Secreto (publicado em 2002)
- Jaime Bunda e a Morte do Americano (publicado em 2003)
- Predadores (publicado em 2007)
- Terrorista de Berkeley, Califórnia (Publicado em 2007)
- Quase Fim do Mundo (publicado em 2008)
- O Planalto e a Estepe (publicado em 2009)

Sem comentários:

Enviar um comentário