O BlogBESSS...

Bem-Vindos!


Blog ou Blogue, na grafia portuguesa, é uma abreviatura de Weblog. Estes sítios permitem a publicação e a constante atualização de artigos ou "posts", que são, em geral, organizados através de etiquetas (temas) e de forma cronológica inversa.


A possibilidade de os leitores e autores deixarem comentários, de forma sequencial e interativa, corresponde à natureza essencial dos blogues
e por isso, o elemento central do presente projeto da Biblioteca Escolar (BE).


O BlogBESSS é um espaço virtual de informação e de partilha de leituras e ideias. Aberto à comunidade educativa da ESSS e a todos os que pretendam contribuir para a concretização dos objetivos da BE:

1. Promover a leitura e as literacias;

2. Apoiar o desenvolvimento curricular;

3. Valorizar a BE como elemento integrante do Projeto Educativo;

4. Abrir a BE à comunidade local.


De acordo com a sua natureza e integrando os referidos objetivos, o BlogBESSS corresponde a uma proposta de aprendizagem colaborativa e de construção coletiva do Conhecimento, incentivando ao mesmo tempo a utilização/fruição dos recursos existentes na BE.


Colabore nos Projetos "Autor do Mês..." (Para saber como colaborar deverá ler a mensagem de 20 de fevereiro de 2009) e "Leituras Soltas..."
(Leia a mensagem de 10 de abril de 2009).


Não se esqueça, ainda, de ler as regras de utilização do
BlogBESSS e as indicações de "Como Comentar.." nas mensagens de 10 de fevereiro de 2009.


A Biblioteca Escolar da ESSS

PS - Uma leitura interessante sobre a convergência entre as Bibliotecas e os Blogues é o texto de Moreno Albuquerque de Barros - Blogs e Bibliotecários.


quarta-feira, 15 de abril de 2009

A Biografia de Ary dos Santos (1937-1884)

José Carlos Ary dos Santos
1937-1984

[Autor do Mês de Abril de 2009]Poeta. Oriundo de uma família tradicional da alta-burguesia, com a qual rompeu, frequentou as Faculdades de Direito e de Letras de Lisboa, mas depressa trocou os hipotéticos cursos pelo universo da publicidade (ramo em que foi um criativo notável), como aconteceu com tantos dos seus pares.

As duas primeiras colectâneas, Asas (1952) e Nós, os Loucos (1953), passaram despercebidas. Teriam de passar dez anos até o seu nome chamar a atenção do público e da crítica especializada, o que veio a acontecer com a publicação de A Liturgia do Sangue (1963). António Ramos Rosa destacou então a "agilidadeda sua linguagem, a irreverência e irrequietude vital que nelapulsam". Popularizado como letrista (devem-se-lhe alguns dos maiores êxitos da música ligeira portuguesa, para cuja renovação deu o empurrão decisivo), tornou-se rapidamente um poeta best-seller. É um dos autores seleccionados por NatáliaCorreia para a Antologia da Poesia Portuguesa Erótica e Satírica (1966), tristementecelebrizada pelo veredicto do Tribunal Plenário.

Declamador passional de mérito indiscutível, frequentes vezes comparado a Villaret, gravou vários discos de poesia e participou de inúmeros recitais. Escritor engagé, autor de uma poesia violentamente sarcástica, personalidade "fulgurante de mais para alguns olhos" (palavras do seu "Auto-Retrato"), acabou por ser uma vítima da normalização democrática. Com efeito, a militância no PCP (a despeito do indisfarçável "embaraço" que a sua assumida homossexualidade provocava no aparelho partidário) contribuiu para obnubilar o fulgor de uma obra injustamente subestimada pelas gerações mais novas. David Mourão-Ferreira nunca confundiu as coisas: "mesmo quando francamente ao serviço de um ideário e de uma praxis cívica que não recusam assumir-se como tais, rarissimamente renuncia, no entanto, àqueles pendores da invenção metafórica e da recriação vocabular que constituem outra vertente da modernidade". Terá sido certa propensão iconoclasta (mesmo ao nível dos formalismos literários) o óbice maior de uma poesia desde sempre vocacionada para o "tumulto" e a desobediência normativa, apostada como poucas na denúncia das múltiplas hipocrisias de regra. Pouco antes da sua morte prematura (aos 46 anos), reuniu a obra canónica em 20 Anos de Poesia (1983). Em 1989, Ruben de Carvalho organizou o volume que colige o essencial da sua produção de letrista, As Palavras das Cantigas. Está representado em diversas antologias de poesia.

in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. VI, Lisboa, 1999


A Biblioteca Escolar da ESSS

Sem comentários:

Enviar um comentário